É muito comum essa dúvida de mulheres gestantes ou lactantes se pode ou não pode realizar o procedimento de tatuagem, assim como os profissionais que realizam o procedimento.

Em resposta essa dúvida,  é NÃO, gestantes e lactantes não podem se tatuar!

No Brasil temos diversas marcas de tintas de tatuagem regulamentadas pela ANVISA, todas nacionais, e em todas elas, na bula claramente está escrito que mulheres grávidas ou que estejam amamentando não podem realizar o procedimento.
Isso acontece porque tintas de tatuagem não passaram por testes e estudos em gestantes e lactantes que comprovem a segurança da aplicação da tinta, ou seja, não tem como garantir se é seguro sua utilização.


Além da questão da tinta, a tatuagem por ser um procedimento invasivo, pode causar problemas de infecção, que pode ser tanto pela falta de assepsia da parte do tatuador ou da cliente, mas também por uma baixa do sistema imunológico que pode aumentar esse risco.
Principalmente em gestantes, o sistema imunológico sofre alterações durante a gestação, e esse também é mais um motivo pelo qual não se deve fazer uma tatuagem, pois durante esse período, a prioridade é o bebê.
Sendo assim, a orientação dos fabricantes de tintas regulamentadas no Brasil, e de que grávidas e lactantes, é que elas não podem se tatuar.

Você pode até ter ouvido falar de alguém que se tatuou grávida ou amamentando, e que não passou por nenhum tipo de problema, mas a questão é que não existem provas suficientes que garantam a utilização das tintas nesse período, e quem mesmo assim insistir, estará colocando em risco a saúdo do próprio filho, além de insentar a responsabilidade do fabricante de tintas de qualquer problema que possa acontecer.

O profissional que souber das condições da cliente, ela sendo gestante ou lactante, e mesmo assim fizer a tatuagem, poderá responder por qualquer prejuízo que a cliente possa vir a ter, pois é obrigação do profissional através de ficha de anamnese, perguntar se a mulher é gestante ou lactante, e em caso de afirmativo, não poderá dar continuidade ao procedimento.

Seja um profissional, siga orientações do fabricante dos produtos que você utiliza, e oriente seus clientes, assim você passará segurança e comprometimento do seu trabalho.


Deixe um comentário