Câncer de pele, é um dos cânceres mais comuns e frequentes no mundo, ocorre principalmente em pessoas que se expõe de maneira excessiva e inadequada ao sol, sem proteção solar.

Infelizmente, um dos maiores problemas desse tipo de câncer é a falta do diagnóstico precoce, que por muitas vezes poderiam salvar vidas, permitindo um tratamento no início, e assim obtendo maiores resultados de sucesso na cura.

Pessoas não buscam orientação médica preventiva, porém a visita ao tatuador, ocorre com muita frequência, e pensando nisso, é importante que os profissionais de tattoo, que possuem acesso a visualização da pele cliente na hora do procedimento, que seja feita uma análise básica, que por muitas vezes poderão servir de alerta para que a pessoa procure um médico, e assim possa ter a certeza que aquela mancha na pele represente riscos.

É muito fácil fazermos esse autoexame, ou até mesmo pedir para alguém observar manchas e pintas que temos em nossa pele, e observar a principais características que podem levar a um possível diagnóstico de câncer de pele, e assim, ter acesso ao tratamento o quanto antes.

Saiba principais características que você deve observar:

cancer de pele
  • Assimetria: uma metade do sinal é diferente da outra.
  • Bordas irregulares: contorno mal definido.
  • Cor variável: presença de várias cores em uma mesma lesão (preta, castanha, branca, avermelhada ou azul).
  • Diâmetro: maior que 6 milímetros.
  • Evolução: mudanças observadas em suas características (tamanho, forma ou cor).

Portanto, caso você tenha um cliente e observe qualquer característica citadas acima, é fundamental orientar que a pessoa procure um médico dermatologista para averiguar através de exames se aquela mancha poder ser ou não um câncer de pele.

Caso essa mancha seja exatamente no mesmo lugar onde será realizada a tatuagem, é fundamental que o cliente esteja ciente e já tenha passado por um médico para se certificar que aquela mancha não apresenta riscos, e caso o cliente não tenha passado pelo especialista é indicado que o procedimento seja adiado até que se tenha liberação do médico de que seja seguro tatuar aquela região.

Sendo assim, é importante sempre reforçar a importância do uso diário de protetor solar, e evitar a exposição do sol por longos períodos, principalmente nos horários das 10h as 16h onde o sol é mais forte.

E lembre-se sempre de estar com seus exames preventivos em dia, o diagnostico precoce é sempre o fator mais favorável para um tratamento com maior chance de sucesso.

Deixe um comentário