Atualmente, temos inúmeros tipos de vaselinas que são utilizadas por tatuadores na hora do procedimento para a tatuagem, e muitas pessoas, não sabem exatamente o que ela é e qual sua função, e muitas vezes acabam fazendo o uso inadequado, acarretando em problemas na tatuagem, e até alergias.

O que é vaselina?

Vaselina é um óleo mineral, derivado do petróleo.

Para que é indicada a vaselina na tatuagem?

A vaselina é indicada exclusivamente para o uso profissional dos tatuadores, ou seja, durante o procedimento de tatuagem, pois ela permite que a agulha deslise melhor sobre a pele, obtendo uma melhor penetração da agulha, e também reduzindo o sangramento durante o procedimento, fazendo com que o trabalho do tatuador possa ser mais rápido e com melhor desempenho.

O uso da vaselina, não deve ser utilizado após a realização do procedimento, o uso contínuo, pode trazer malefícios para a tatuagem, e até mesmo a saúde.  

Embora muitas pessoas possam ter a sensação, que a vaselina pode hidratar a pele, e ser benéfica durante o processo de cicatrização da tatuagem, na verdade atrapalha, isso ocorre, pois a vaselina, obstrui os poros, impedindo a pele de respirar, consequentemente, interferindo na cicatrização.

Outro ponto importante sobre a indicação do uso de vaselina para tatuagem, é sempre utilizar as marcas que são destinadas para tatuagem, pois no mercado, existem inúmeros tipos e finalidades para a vaselina, que embora possam ter a mesma formulação, dependendo do uso a ser destinado, as práticas de fabricação podem ser bem diferentes. Por exemplo, existem a vaselina que usada em maquinários para lubrificação, e as exigências de higiene e manipulação na hora de fabricá-las, são muito diferentes das vaselinas que são fabricadas para uso de tatuadores, onde existe todo um cuidado e normas sanitárias para que ela possa estar livre de qualquer componente contaminado que possa trazer riscos a saúde de quem utiliza-la, então, sempre siga as orientações do fabricante, e observe a indicação do uso para evitar qualquer problema.

Em farmácias, é possível encontrar vaselina líquida (grau farmacêutico) , que normalmente,  profissionais da saúde utilizam em pacientes, para a remoção de crostas de curativos, pomadas e outros componentes. Para tatuadores ela não possui uma função satisfatória, por ser uma versão bem diluída da versão sólida.

Quais tipos de vaselina para tatuares temos no mercado?

A variação é grande, os fabricantes também. Além da vaselina pura, que é a mais conhecida e utilizada pelos tatuares, é possível encontrar vaselinas com componentes que prometem ajudar na cicatrização, hidratação, a acalmar a pele, e até mesmo diminuir a dor dos procedimentos, entre eles óleo de girassol, vitamina E, depantenol, CBD, além também de fragrâncias para tornar o produto mais atrativo, embora muitos profissionais, preferem usar a vaselina pura, tradicional, sem componentes ou cheiros.

Algumas vaselinas que podemos encontrar no mercado:

Pure Vaseline – Micky Sharpz – 700g

Premium Vaseline – Micky Sharpz – 700g

Vaselina Tattoo Jelly – Amazon – 730g

Vaselina Slip – Electric Ink – 800g

Vaselina Slip Premium – Electric Ink – 800g

Essas são algumas marcas que existem no mercado, e muito utilizadas por um grande número de tatuares, porém como o mercado de tatuagem vem se aprimorando e ficando cada vez mais profissional, os fabricantes passaram a investir em novos produtos destinados a tatuadores, e sempre tentando inovar e aprimorar para promover uma experiência melhor para os profissionais e seus clientes, com isso, vieram produtos que exercem a mesma função da vaselina, e possuem uma formulação livre de derivados de petróleo.

Quais produtos podem substituir a vaselina durante o procedimento de tatuagem?

– Mix de manteigas naturais

Além de ter a mesma função da vaselina, essa pode ser utilizada no período de cicatrização da tatuagem. ( Consulte o rótulo de indicação do fabricante )

– Gel

Existem alguns tipos de gel, que variam a composição, desde os mais simples, onde a base principal é água, desde os que possuem componentes que auxiliam na cicatrização, hidratação e acalmam a pele.

E aqui falamos um pouco sobre a vaselina, as indicações de uso, seus riscos e substituições.

Se você ainda tem alguma dúvida, ou até mesmo sugestão, não deixe de escrever aqui nos comentários, ou se preferir, entre em contato através do nosso email contato@blogtattoo.com.br

Deixe um comentário