É comum na maioria das vezes que fazemos uma tatuagem, receber a orientação dos profissionais de tatuagem, que é necessário evitar alguns tipos de alimento para garantir uma boa cicatrização.
Mas essas recomendações, não possuem estudo comprovado que esses alimentos de fato podem realmente prejudicar a cicatrização da tatuagem.
O que temos comprovado, é que o consumo excessivo de certos alimentos, podem trazer consequências, como colesterol alto, hipertensão, diabetes, e até febre que aí sim, são condições que possuem relação com a dificuldade de cicatrização de qualquer ferimento.
Deste modo, é adequado que se mantenha uma alimentação equilibrada, porém não existem problema algum caso seja consumido pontualmente algum alimento daqueles que ouvimos que não podem ser consumidos, como carne de porco, embutidos e gordura em geral.
Uma alimentação saudável, ajuda no sistema imunológico, assim fazendo com que sua tatuagem tenha um desempenho ainda melhor, principalmente se forem consumidos alimentos que possuam ação anti-inflamatória, que também ajudarão no conforto de sua recuperação, como frutas vermelhas, frutas cítricas e abacate, e também os ricos em ômega 3, como os peixes de água fria, sementes e nozes.
Mas caso você perceba reações de alergia na sua tatuagem, como vermelhidão excessiva, coceira, ou até mesmo febre, procure imediatamente um médico para receber orientação do que deve ser feito para aliviar esses sintomas, e lembrando que isso pode ocorrer não necessariamente apenas em pessoas que tenham consumido alimentos não saudáveis, e sim em qualquer pessoa que possua pré-disposição aos pigmentos.
Outro ponto fundamental a ser colocado, que é imprescindível manter uma boa higiene do local, para evitar proliferação de bactérias que podem ocasionar uma infecção, e assim também prejudicar resultado final da sua tattoo, que é comum acontecer, e ser confundida com sintomas de alergia, e por muitas vezes pessoas associarem a alimentação inadequada.
Nunca utilize medicamentos sem orientação médica, principalmente pomadas, além de ser perigoso a automedicação, a utilização de alguns componentes podem comprometer o resultado final da sua tatuagem, que ocasionam a despigmentação da região tatuada.